Passar para o conteúdo principal
Praça das Cidades

Praça das Cidades: já aberta, participe!

Está aberta a Praça das Cidades, a plataforma pré-concursal da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), onde os municípios podem manifestar o seu interesse em integrar uma Rede de Cidades Circulares e identificar potenciais parceiros que partilhem desafios comuns em matéria de transição para uma economia circular, com vista à futura apresentação de candidaturas conjuntas.

As Redes de Cidades Circulares (RC2), a constituir na sequência de concurso nacional a lançar até ao final de 2020, deverão ser representativas da diversidade do território nacional, incluindo municípios de diversas regiões e, de preferência, do interior e ilhas. Todos os municípios serão elegíveis, devendo associar-se voluntariamente entre si para a apresentação de candidaturas conjuntas. A Praça das Cidades visa facilitar esta tarefa.

Esta ferramenta de pesquisa foi desenvolvida para ajudar os municípios a encontrar potenciais parceiros: líderes de rede e parceiros de rede. Os municípios são convidados a manifestar o seu interesse através do preenchimento do questionário e a conhecer potenciais parceiros consultando os questionários já submetidos. A manifestação de interesse não vincula o município a uma futura candidatura.

Criada para que os municípios possam publicar e compartilhar as suas ideias, expectativas e aspirações, esta plataforma interativa on-line pretende oferecer uma visão ampla e aberta de todos os interesses. Pode navegar pela lista de manifestações de interesse, visualizar a sua localização no mapa, usar filtros e até conhecer as principais estatísticas.

Explore esta nova ferramenta, participe na Praça das Cidades!